Muitos empreendedores se fazem essa pergunta. Alguns acham que não necessitam, outros que querem fazer, não sabem como começar ou pensam não ter o porte para tal investimento.
O meio digital é o lugar mais democrático desses meios de comunicação, por conta disso, o mercado oferece diversas soluções para as empresas de diferentes tamanhos. Marketing é marketing em todos lugares, Kotler o defini como:
Pois bem, nesse meio digital o que vai mudar são as ferramentas, as práticas, o porém o conceito e também a essência continuam os mesmos.
Ao iniciar o seu projeto digital, o ideal conversar com agências e também consultores, para saber quais são as ferramentas mais adequadas para o seu negócio. Não feche na primeira, pesquise. Boas agências não irão lhe oferecer os serviços onde não possam entregar os resultados para seu negócio.
Pensando assim, antes de você conversar com a gente, vou adiantar algumas das mais principais ferramentas do Marketing Digital:
Site
Essa palavra é provavelmente a primeira que tenhamos escutado em algo relacionado a internet. Desde os anos 90 e até hoje, os sites mudaram muito. Ao contratar o desenvolvedor, é importante saber qual será a sua autonomia sobre essa plataforma e se ela também é responsiva para os dispositivos móveis, que são os grandes responsáveis pelos acessos na internet hoje.
Redes Sociais
A rede social é provavelmente a ferramenta que está mais ao alcance de todos. É bastante comum que os próprios empreendedores comecem este tipo de comunicação. Antes de iniciar, é muito importante estudar todas as práticas mais recomendadas para cada destas redes, deixando de cometer algumas gafes. As postagens devem ser muito criativas e interativas. O mais ideal é que essas postagens sejam feitas em horários de maior audiência de cada plataforma. Por ser um meio muito dinâmico, é importante responder de uma forma bem rápida o seu seguidor.
Links Patrocinados
A ferramenta de Links Patrocinados mais conhecida e utilizada é o Google Adwords. Sabe aqueles resultados na sua busca no Google que aprecem com uma identificação “Anúncio”? Pois então, além deles, temos o também Google Shopping, a Rede Display e os anúncios no Youtube. Apesar dessa ferramenta e o seu treinamento estarem disponíveis totalmente gratuitamente para o público, o seu trabalho é mais complexo e exige dedicação. Como deve-se imaginar, a concorrência é muito alta, e um especialista vai trabalhar para conseguir uma melhor relação entre o custo e o benefício para seu investimento Campanhas feitas de uma forma errada, podem até conseguir alguns cliques, porém não trazem os resultados, como vendas e também solicitações de orçamento.
SEO
No tópico acima, falamos dos resultados da pesquisa do Google que geralmente aparecem lá no topo da página. Logo abaixo desses resultados pagos, temos o que é chamado por resultados orgânicos. Para obter os bons resultados nesses resultados orgânicos, será necessário realizar várias otimizações, que vão da plataforma até o conteúdo da sua página. Este é um trabalho de SEO. O especialista na área de SEO trabalha para que o seu site seja relevante e também, se possível uma referência para as palavras-chave relacionadas do seu negócio.
Inbound Marketing
Produzir conteúdo rico e também disponibilizá-los na sua página, irá te tornar muito mais relevante na internet. Porém fazer e entregar de uma forma estratégica, pode trazer resultados melhores e mais diretos, como as vendas e os contratos. O Inbound Marketing trabalha com atratividade e também a permissão. Você oferece um conteúdo mais atrativo para o seu possível cliente e depois deste momento, recebe a sua permissão para continuar uma conversa. Os próximos conteúdos serão entregues cuidadosamente, respeitando a cada etapa dos conhecimentos do seu produto ou o serviço até chegar a conversão.
Como vemos, são diversas ferramentas disponíveis para todos tipos de negócio e também investimento. Para iniciar sua trajetória digital, será necessário um especialista.
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