As ações do Inbound Marketing (atrair, converter, vender e encantar) são utilizadas para ajudar no direcionamento de campanhas digitais, fazendo com que as empresas obtenham mais clientes e promotores de suas marcas sem realizar a venda direta de seus produtos ou serviços.
O Inbound Marketing serve para:
O intuito é gerar conteúdo relevante para engajar e só depois praticar a oferta de venda para o público. Dessa maneira, o futuro cliente é quem terá o desejo de adquirir o seu produto.
Existem várias ferramentas que podem ser úteis em cada uma das estratégias. Para exemplificar e tornar tudo mais claro, separamos uma breve explicação sobre cada uma das etapas:
Atrair
É importante que o tráfego do seu site seja realizado por pessoas que realmente estão interessadas no seu produto ou serviço. Por isso, o ideal é criar uma persona (perfil de cliente em torno dos quais todo o negócio é construído) com base na sua lista de compradores e direcionar toda a comunicação e estratégias para este público.
Para ajudar na criação da persona, existem algumas perguntas importantes sobre os clientes que você pode se fazer: Onde moram? Qual a idade? Cargo? Classe social? Quais as suas dores e necessidades? Seus hobbies? E etc.
Depois da compilação dessas informações, será possível construir um personagem símbolo de todos os seus clientes, muito importante para suas ações e campanhas de marketing.
Ferramentas para atrair: conteúdos em blog, SEO, site otimizado e publicações em mídias sociais.
Converter
Depois de atraídos, a próxima etapa é converter esses visitantes do site, seguidores das redes sociais ou leitores do blog em leads. Através de formulários de inscrição que solicitem algumas informações de contato dessas pessoas, é possível obter uma lista com todos que tem interesse na sua marca.
Para fazer com que as pessoas realizem o cadastro, é importante dar algum tipo de conteúdo em troca, como e-books, assinatura de newsletter, ferramentas, descontos, etc.
Ferramentas para converter: formulários, landing pages, banco de dados com os contatos e call-to-action.
Vender
Como nem todos os leads estão no estágio de compra, as estratégias de relacionamento e engajamento servem para que o processo durante a jornada de compra seja acelerado.
Após nutri-los com conteúdos relevantes e informações da sua marca, chegou a hora de oferecer os seus produtos ou serviços e vender!
Ferramentas para vender: E-mails com conteúdo útil e relevante para construir confiança e tornar o cliente preparado para a compra, CRM, relatórios de fechamento (para saber se os leads estão tornando-se clientes), automação de e-mail marketing adaptado às ações de cada lead, reuniões e ligações.
Encantar
É importante oferecer a melhor experiência para os seus clientes, durante e após a compra. Nesse momento que eles se tornarão fiéis a sua marca e promotores da mesma.
Ferramentas para encantar: feedbacks, pesquisas, canais de comunicação abertos, pós-venda, monitoramento das dúvidas, comentários e gostos e conteúdos relevantes para fidelizar ainda mais os clientes.
Gostou das nossas dicas?
Se tiver alguma dúvida, escreva para a gente: contato@decsigner.com.br 😉
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