Se você não sabe o que é o Inbound Marketing, prepare-se, pois este será uma expressão muito recorrente nas discussões sobre o marketing online aqui no Brasil, lá fora já está sendo usado há algum tempo.
O Inbound Marketing basicamente é uma estratégia feita por uma série de ações online, que têm como o objetivo atrair tráfego para algum site e para trabalhar este tráfego de uma forma para converter em Leads ou em consumidores efetivos de seus produtos ou serviços.
Saber o que é o Inblound Marketing e saber como ele funciona é muito importante para todos empreendedores digital e profissionais do marketing, porque ele vem se mostrando uma das melhores e mais poderosas ferramentas do marketing online de hoje, promete ser uma das melhores tendências do marketing digital em 2017.
Por que Inbound Marketing
Estamos em um momento que o marketing direto mais convencional dá lugar para o marketing de relacionamento, ao invés de oferecer diretamente os produtos e os serviços, o objetivo é gerar pontos de relacionamento, para divulgar nossa proposta de valor. É o que está sendo chamado como o Novo Marketing.
Uma das maiores vantagens do Inbound Marketing é sua segmentação. Por ser feito de uma série de ações que visam despertar o maior interesse do público pela marca, os seus produtos ou os serviços, o público destas ações é extremamente segmentado. Isso simplifica em muito o trabalho para inserção deste público no funil de conversão.
Outro argumento de defesa para o Inbound Marketing é a sua elevada taxa de conversão. As ações do Inbound Marketing propendem a apresentar um ROI muito superior ao obtido nas campanhas online convencionais. Só isso já seria um argumento suficiente para você entrar no Novo Marketing, mas existe outro que é definitivo.
Em tempos em que mídias pagas estão ficando cada vez mais caras, os preços do AdWords nas nuvens e o Facebook Ads também, as táticas do Inbound Marketing custam 60% a menos do que as ações de marketing convencional. Em tempos como os que estamos vivendo no Brasil em 2017, esse é o argumento final.
Como funciona o Inbound Marketing
Agora que você sabe o que é o Inbound Marketing, vamos saber como ele funciona e quais são as suas principais ferramentas para trabalho, porque sabemos que depois do que você viu até aqui, deve estar querendo saber como implementá-lo.
No Outbound Marketing, basicamente a estratégia é uma aproximação direta com o cliente para oferecer os produtos ou os serviços, ou seja, a sua marca vai em busca do cliente.
No Inbound Marketing funciona exatamente ao contrário, desenvolvemos o conteúdo gratuito e fazemos que o cliente é que venha ao encontro da marca.
O Inbound Marketing é consequência direta da evolução da Internet. Nesse momento, seja através das ferramentas de busca ou das redes sociais, as pessoas assumiram controle das coisas. São elas que escolhem o que querem receber e como irão receber. O resultado é que essa porta está sendo fechada para ações de Outbound Marketing.
Uma estratégia do Inbound marketing é baseada em produção de conteúdo relevante que é oferecido de maneira gratuita através de canais como:
– Blogs associados ao site da marca
– Mídias sociais como Facebook e Twitter
– SEO – Search Engine Optimization
– E-mail marketing
– Landing Pages
Uma característica ótima do Inbound Marketing é que trabalha de uma forma extremamente integrada, visando sempre a criação de uma colaboração no marketing digital que potencializa as suas ações.
Um erro muito comum que estamos vendo ultimamente é confundir Inbound Marketing com o Marketing de Conteúdo. O segundo é apenas uma das ferramentas de Inbound e trabalha alinhado com várias outras ferramentas.
A função de cada um dos canais no Inbound Marketing
Você agora já sabe o que significa o Inbound Marketing e como funciona, mas vamos saber como estes canais trabalham e também se conectam para conseguir os objetivos de conversão.
Blog – O blog é associado ao site da marca é ao início de todo o trabalho. Nele oferecemos um conteúdo de qualidade, produzido especialmente para trazer um impacto de forma positiva para persona de marketing que desenhamos na fase de criação da nossa estratégia do marketing digital.
Mídias Sociais – Em uma ação que complementa a publicação do conteúdo no blog da empresa, utilizamos as mídias sociais como o Twitter, Facebook, LinkedIn, entre outras, para potencializar o alcance dessas publicações e buscar um engajamento com o público-alvo das nossas campanhas.
SEO – O trabalho para otimização dos sites para as ferramentas de busca é muito importante no Inbound Marketing. O conteúdo feito deve passar por trabalho intensivo de SEO para conquistar as posições de destaque lá nas páginas de respostas dos buscadores, principalmente o Google, para reforçar o seu trabalho de marketing de busca.
Landing Pages – O momento decisivo de toda a estratégia de Inbound Marketing. É nela que se dá argumentação final para a inserção do visitante no funil de conversão. Ela precisa ser muito bem-feita para que se dê começo ao processo de conversão da campanha.
Uma poderosa ferramenta para geração de Leads
O objetivo principal do Inbound Marketing não é apenas a da conversão imediata. Ele funciona bem como estratégia para captação dos Leads para seu negócio, ou seja, chamar para seu site, lista dos e-mails ou as redes sociais, um grupo de pessoas que realmente esteja interessado no seu produto ou serviço.
Para começar a aplicar as estratégias de Inbound Marketing na sua empresa, você deve contratar uma empresa especializada. Como nós da Decsigner! Entre em CONTATO ou FAÇA UM ORÇAMENTO!
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